Imagens do provável primeiro curso de astrofísica observacional realizado no estado da Bahia. O curso ocorreu entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro de 2007 no IF-UFBA. Os alunos eram da própria UFBA. Em sua maioria, eram estudantes dos cursos de graduação em Física e Geofísica.
Na primeira semana, ministrei seminários sobre temas variados, como fotometria, redução de imagens CCD, teoria dos erros e tópicos introdutórios sobre astrofísica estelar, galáctica e do Sistema Solar. Na semana seguinte, realizamos três sessões de observação usando um telescópio Meade 12" LX200 com CCD SBIG ST-7XME e filtros Bessell UBVRI.
Nessas observações, obtivemos imagens BVR da recém-descoberta Nova Centauri 2007 e do aglomerado aberto M-41. O objetivo dessas observações era realizar um monitoramento fotométrico da nova e obter o diagrama HR do aglomerado. Ambas as tarefas foram realizadas razoavelmente bem pelos alunos.
Como proposta inicial, considerei publicar nossos resultados sobre a nova na revista da AAVSO. No entanto, a quantidade de dados coletados era muito pequena e decidi desistir dessa ideia.
Primeira sessão de observação |
Participantes do curso. Eu estou a direita de camisa verde e barba. |
As observações aconteceram no estacionamento do atual "restaurante universitário" do Campus de Ondina. Naquela época, este prédio estava completo mas não havia sido inaugurado. |
Nova Centauri 2007. Soma de nove imagens de 10 s de exposição. Imagem obtida em 31-03-2007 às 23:20 UT, usando um filtro Bessell B. As estrelas apresentam coma, devido a um mau alinhamento da parte óptica do telescópio. Estas observações tiveram o objetivo de complementar as obtidas no curso. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário