Imagens da chamada "câmera cometária" do Observatório do Pico dos Dias (OPD), registradas em meados da década de 1990, mostram um instrumento desenvolvido para a obtenção de imagens de cometas, com destaque para o cometa 1P/Halley. As imagens geradas por esse instrumento foram utilizadas para análises morfológicas da coma e da cauda cometária, e os resultados obtidos foram publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos científicos.
O instrumento consistia em um astrógrafo equipado com um espelho de 0,3 metro de abertura e razão focal f/4. A aberração esférica do espelho primário era corrigida por meio de uma lente Ross. Inicialmente, a câmera foi montada em configuração "piggyback" sobre o telescópio Zeiss Jena de 0,6 metro. As imagens atualmente disponíveis mostram a configuração final do sistema, já independente, com montagem equatorial alemã, telescópio guia e cúpula própria.
No momento em que essas fotografias foram tiradas, a câmera cometária já se encontrava desativada. Ela foi substituída por um telescópio Meade de 16 polegadas, operado remotamente por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
![]() |
Cúpulas da "Camera Cometária" e do 1,6m |
Nenhum comentário:
Postar um comentário