terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por que a ciência não é levada a sério no Brasil?


 O recente incêndio da estação brasileira na Antártica me inspirou a escrever esta postagem. A pergunta-título desta postagem é de difícil resposta. Não sou filósofo ou historiador da ciência. O que escrevo aqui é apenas minha modesta opinião. O  fator que discutirei é o que considero mais importante:  nossa classe política não dá a mínima para a ciência. Nossos políticos consideram que ciência básica não serve para nada de "prático".  O reflexo disso é o escasso volume de recursos para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Este descaso é constante na história do Brasil. A ideia de que a ciência é inútil é totalmente incorreta. A ciência foi criada para melhorar a vida de nossa espécie. Se hoje vivemos mais e nos alimentamos melhor, devemos isso à pesquisa científica básica feita séculos antes. O problema é que nossa população, origem de nossos políticos, não têm uma formação educacional adequada. Nosso ensino é essencialmente baseado na repetição do que está em livros didáticos. Nossos alunos não fazem experiências de física, química ou biologia quando estão cursando escolas de formação básica. Não entendendo como funciona a ciência é inevitável que nunca a considerem importante.  Nossa população não entende que o "mundo moderno", no qual vivemos, não foi sempre assim. Em 1910, em média, os brasileiros morriam aos 33 anos de doenças que hoje possuem tratamento trivial. Não havia internet, muito menos telefone.  Nossa população não consegue perceber que a ciência fez o "mundo moderno" ser o que é hoje. Assista os vídeos (1) e (2) abaixo. Perceba que educar a população nunca foi prioridade de nossa classe política.

(1) -Vídeo da FIOCRUZ sobre a Revolta da Vacina. Em 1904, a população do Rio de Janeiro se revoltou com a  vacinação obrigatória contra a varíola.  Exemplo clássico do que discuti nesta postagem.

(2) - Parte (1) do excelente programa "Linha Direta" sobre o acidente radiológico de
 Goiânia em 1987. Outro exemplo de que nossa população deve ter uma alfabetização científica mínima para viver em nossa época. Alguém duvida que este acidente não aconteceria novamente? 


Parte (2)

Parte (3)

Parte (4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...