quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sonda Phobos-Grunt pode ter caido no Brasil

Agência espacial russa Roscosmos, divulgou que a sonda Phobos-Grunt pode não ter caido no oceano Pacífico como anteriormente divulgado. A nave pode ter atingido na região central do Brasil. Outra possibilidade é que a sonda tenha se fragmentado e caído nos oceanos Atlântico, Pacífico e na região central do Brasil. O sistema de controle aeroespacial brasileiro não confirma a detecção de objeto(s) entrando no espaço aéreo brasileiro no instante previsto para a reentrada da sonda . Desta notícia, acho interessante dois aspectos: a) A agência espacial russa não sabe onde a nave reentrou. Isso poderia sugerir falta de expertise dos russos nesta matéria. Não creio isso que isso seja correto. Para determinar a órbita de um satélite é necessário que o mesmo seja acompanhado opticamente ou por radar. O problema é que os russos não possuem uma rede de acompanhamento de satélites em escala global. Os EUA possuem uma rede de rastreio de satélites desta natureza. Entretanto, não houve a melhoras significativas da previsão do instante e local provável do impacto quando dados do SPACETRACK são acrescentados. Eventualmente, os parâmetros orbitais não são obtidos em tempo real. b) Os radares da Força Aérea Brasileira podem não ter sido capazes de detectar um alvo em grande velocidade e altitude. Isso sugere algo preocupante, uma vez que nossa capital se encontra justamente na região onde fragmentos da sonda podem ter caído. Esta incapacidade pode ter origem instrumental ou ser causada pela não familiarização dos operadores com objetos dessa natureza. Acredito que a segunda hipótese é mais razoável. Em 1944, o sistema de radar inglês detectou diversos sinais que foram interpretados como mísseis V2 lançados para Londres. Os mísseis não vieram. Estes falsos alarmes foram associados, posteriormente, a meteoros esporádicos.
Como resolver a dúvida relativa sobre a queda da Phobos-Grunt no Brasil? Provavelmente o meteoro associado a sonda deve ter sido mais brilhante que a Lua cheia em algum instante da reentrada. Conforme a nave penetrou nas camada mais densas da atmosfera, a sonda se fragmentou em pedaços menores. Tais fragmentos produziriam meteoros em linha com magnitudes tão brilhantes quanto Vênus ou Júpiter. Em qualquer uma destas situações, a reentrada da sonda seria facilmente visível da superfície. Portanto, se você leitor viu algo desta natureza a partir de ~20-21h (hora de Brasília) do dia 15-01, reporte. O vídeo da TV russa RT sobre esta questão é apresentado abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...