sábado, 17 de dezembro de 2011

Esperando um grande meteoro....

A detecção de um "fireball" que pode gerar meteoritos é um resultado muito aguardado por todos que se dedicam a observação de meteoros. Um "fireball" com potencial para gerar meteoritos pode ter uma magnitude próxima ao brilho da Lua Cheia (-13). A probabilidade de detecção de um objeto desta natureza é muito pequena. Um modelo da distribuição de magnitudes aparentes de 49 meteoros detectados pela RBDM, entre julho e outubro de 2011, sugere que a cada mil detecções podemos ter algo como um "fireball" com magnitude -13. Esta estimativa é incongruente com o que poderia ser obtida a partir de dados MORP ou FIDAC.  As razões desta incongruência são o pequeno campo, magnitude limite e área da superfície terrestre  coberta pela câmera. De qualquer modo, como detectei um bólido com  pico de magnitude -4,4 após 650h de observações, acredito que terei de esperar um bom tempo ainda. 

Câmera da Estação do Barbalho no começo de mais uma
 noite de observação. Foto de 06/12/2011 - 18:14 (21:14 UT).
Vênus é visível no horizonte. Esta imagem foi publicada em minha tese
 de doutorado na UFBA.

Câmera da RBDM quase no meio de uma sessão observacional.
Imagem obtida em  11/12/2011 - 03:23 (06:23 UT). A Lua é visível
próximo ao horizonte ao noroeste.


Distribuição de magnitudes de 49 meteoros RBDM. A linha tracejada
 é uma função exponencial. As previsões baseadas neste modelo  não  são compatíveis com os dados MORP ou FIDAC.  Isso é uma evidência de ocorrência de  erros sistemáticos nos dados coletados por minha câmera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...