quarta-feira, 30 de novembro de 2011

C/2007 W1 (Boattini)

O cometa C/2007 W1 (Boattini) foi observado em 20-21, 26/04 e 04-05/05/2008 UT, em Salvador, usando um telescópio Meade 12" LX200 GPS+CCD SBIG ST-7XME. O tempo de exposição das imagens foi de 30 s e não foram utilizados filtros. O objetivo destas observações foi a determinação do período de rotação nuclear, baseado em variações de brilho da coma. A hipótese é que o nível de atividade do núcleo está conectado à rotação do objeto. A curva de luz do cometa é apresentada na Fig.1. As magnitudes instrumentais do cometa e das estrelas de campo foram determinadas usando uma abertura fotométrica igual a quatro vezes o "seeing" estelar mediano. Apesar da diminuição do sinal/ruído dos objetos, o uso desta abertura preveniu a ocorrência de falsas periodicidades conforme sugerido por Licandro et al (2000). A periodicidade encontrada nos dados é 13,51+/-0,01h não é confiável devido ao pequeno intervalo observacional (~7h), sendo muito provavelmente um harmônico desse período. Todavia, sugere uma variação de brilho da coma em escala de tempo da ordem de horas.

O cometa Boattini possuía uma órbita hiperbólica antes de entrar na região planetária do Sistema Solar. Isto significa que ele não está gravitacionalmente ligado ao Sol. Provavelmente, este objeto era originário da parte externa da Nuvem de Oort. A possível passagem de uma estrela nas proximidades da nuvem forneceu energia ao cometa para que ele obtivesse esta órbita. Recentemente, Wiegert et al (2011) associaram a chuva de meteoros Cratenídeos Diurnos com o C/2007 W1.

Fig.1 -Curva de luz de C/2007 W1 em termos de fase rotacional.

Cometa Boattini (elípse) em 20/04/2008 UT.
 A  "rosquinha"  na parte inferior da imagem é oriundo do padrão de difração da luz espalhada por algum
 grão de poeira no CCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...