terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Observatório Astronômico Eurípedes Barsanulfo (R.I.P)

Neste post, compartilho um trecho da seção "Observatórios Antigos" do site "Uranometria Nova". Me recordo de ter lido sobre este observatório na revista "Guia do Halley", lançada pela Editora Abril em 1985 ou 1986. Nesse breve relato, testemunhamos o triste desfecho de um observatório astronômico bem equipado que poderia estar contribuindo para a formação de novas gerações e coletando dados relevantes em várias áreas da astronomia:

Proprietário: Fundação Educandário Pestalozzi

Responsável pelo Observatório: Dr. Tomás Novelino (1901-2000)

Localizado na Fazenda Pestalozzi
Rodovia Cândido Portinari, km 381
Franca - SP

Fundado em: 1986

O Observatório foi desativado e perdido durante os anos 90 do século passado, devido à crise no setor calçadista. A Fundação se desfez das unidades escolares, da fazenda e do próprio Observatório. Contava com um Telescópio Newtoniano com 602 mm de diâmetro, construído por José Scarel Filho, e uma Câmera Astrográfica Schmidt com 500 mm de diâmetro, também fabricada no Brasil.


Visão panorâmica do observatório em suas instalações
na fazenda Pestalozzi.



Na imagem, vemos um telescópio que aparenta ser do tipo newtoniano com 602 mm de diâmetro, em uma montagem altazimutal. É possível que o Dr. Novelino, ex-aluno do professor Barsanulfo, esteja conduzindo a observação. Ao que parece, o instrumento não estava instalado em nenhuma das duas cúpulas da imagem anterior. A imagem original pode ser encontrada aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Esta postagem é uma forma de catarse e também um registro para futuras gerações de cientistas brasileiros. Em 15 de dezembro de 2022, envi...