sábado, 24 de junho de 2023

Telescópios – Perguntas e Respostas (Q6)

 Afinal de contas, o que é uma montagem dobsoniana?

A montagem dobsoniana é uma montagem alto-azimutal para telescópios, frequentemente utilizada em refletores newtonianos, desenvolvida pelo americano John Dobson. Sua nova concepção da montagem alto-azimutal com a retirada do tradicional tripé e sua substituição por discos ou quadrados na base, onde se efetua o movimento de azimute, tornou possível sua utilização em larga escala telescópios com longas distâncias focais e/ou grandes objetivas. O ganho com este sistema foi uma considerável redução de volume e peso da estrutura mecânica além da maior economia e praticidade em sua construção. Qualquer pessoa, com um mínimo de habilidade e ferramentas como furadeira elétrica e serra tico-tico, pode montar uma dobsoniana no conforto de seu lar.


A maior desvantagem desta categoria de “design” é a inconveniente de ter que se movimentar manualmente os dois eixos (azimute e altura) do telescópio para compensar o movimento aparente dos objetos observados, o que uma característica da montagem alto-azimutal. Se você esta principalmente, interessado em fazer astrofotografia ou observações de longa duração em um mesmo astro (observações de eclipses dos satélites ou a rotação de Júpiter; fotometria visual de estrelas variáveis, ocultações de estrelas por asteroides, etc.), você deve considerar a ideia de adquirir um telescópio com acompanhamento motorizado ou como opção, algum onde este recurso possa ser instalado. Além disto, os dobsonianos comerciais (Meade e os da antiga Coulter Optical, por exemplo) não vem com buscadora, que normalmente é um telescópio refrator de grande campo, alinhado ao eixo óptico do telescópio principal, destinado à localização dos astros no céu. A falta deste componente implica em um custo superior a USS$ 50,00. Finalmente, todo ganho de luz, número de objetos possíveis de observação e detalhes implicam em um preço, dimensão da objetiva e peso. Em aberturas maiores que 25 cm, este “design” começa a perder sua melhor característica: a facilidade de transporte.


Um telescópio com montagem dobsoniana é muito fácil de ser montado e usado em observações.


O acompanhamento manual é eficiente até em aumentos de ~150x (dado o tempo que os astros demoram para percorrer o campo) e a maioria das observações astronômicas necessitam de aumentos desta ordem ou inferiores.


VANTAGENS


  • Baixo custo por cm de abertura.
  • Excelente ganho de luz (possibilita o uso de grandes aberturas).
  • Fácil de montar e utilizar.


DESVANTAGENS

  • Capacidade limitada de acompanhamento (a menos da instalação de uma motorização nos eixos de altura e azimute)
  • Dobsonianos comerciais não vem com buscador.
  • Volumoso e pesado a partir de aberturas superiores a 25 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...