sábado, 24 de junho de 2023

Telescópios – Perguntas e Respostas (Q7)


A espessura do espelho primário de meu telescópio é inferior aquela dada pela “lei do 1/6 do diâmetro”. Isto significa que a parte óptica de meu telescópio é intrinsecamente ruim?

Não necessariamente. A chamada lei do 1/6 foi difundida e utilizada por construtores amadores no Brasil e mundo em boa parte do século XX. Esta relação diz que para a superfície óptica do espelho principal (a objetiva) não sofra deformações que comprometam a figura introduzida na concavidade (esfera, parábola, etc.), a espessura do espelho deverá ser igual a 1/6 do diâmetro. Estas deformações são ocasionadas, entre outros motivos, pela expansão volumétrica do bloco de vidro e pela variação da posição do espelho do telescópio conforme é apontado para os astros, tal que o eixo óptico pode estar em uma certa ocasião perpendicular a normal do lugar e em outra, paralelo.

Como os telescópios amadores, em geral, usam vidros de diferentes composições químicas, esta não é uma relação universal: a espessura pode ser maior ou menor que a estipulada.

Em grandes telescópios profissionais como o Keck, os espelhos são finos; compostos de substâncias com baixíssima expansividade e divididos em um mosaico de segmentos manipulados por computador (óptica adaptativa). Estas características são vitais para que as deformações do espelho e a turbulência atmosférica não comprometam a qualidade da imagem.

Dentro de nossa realidade, um exemplo seria o de um telescópio de 30 cm cujo espelho primário seja composto de vidro cristal, Flint ou Crown (encontrados facilmente em vidraçarias), com uma espessura de 2,5 cm ou menor. Este telescópio não apresentará alterações perceptíveis na imagem desde que o primário esteja devidamente apoiado em seu suporte. Este apoio se destina a compensar as deformações que o espelho possa sofrer com a variação de sua disposição ao longo da observação. Softwares idealizados por ATMs avançados e outros livros de construção de telescópios fornecem a maneira que o suporte deve ser montado para evitar tais problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...