sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Viação Cometa

A Viação Cometa S.A. é uma empresa de transporte rodoviário de passageiros que atende parte das regiões sul e sudeste do Brasil desde 1948. Suspeito que esse inusitado nome tenha sido inspirado pelo "Grande Cometa do Sul" (C/1947 X1), que era um objeto facilmente visível a olho nu em dezembro de 1947. 
Eu utilizei seus serviços recentemente. Algo que me chamou a atenção foi o nome de batismo de uma classe de ônibus da empresa: Halley. Apesar de utilizar o nome do cometa mais famoso da história da astronomia, a imagem na parte de trás do ônibus é do cometa Hale-Bopp, que foi extremamente brilhante em 1997, muito mais que o apresentado pelo Halley em 1986. A imagem do Hale-Bopp utilizada na lateral do ônibus foi muito provavelmente obtida por E. Kolmhofer e H. Raab em 04-04-1997 no Observatório Johannes-Kepler em Linz, Áustria. 
Eu compreendo perfeitamente a razão de se utilizarem dois cometas diferentes no mesmo ônibus. Apesar de milhões de pessoas terem visto o cometa Hale-Bopp, quantidade muitíssimo superior ao Halley em 1986, quase ninguém sabia o nome do objeto. O nome "Hale-Bopp" não entrou no imaginário popular da mesma forma que o cometa Halley.

Ônibus da Viação Cometa. Imagem obtida em
02-01-2020, na rodoviária de Araraquara (São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...