quinta-feira, 1 de maio de 2014

A Importância da Astrometria

A astrometria é a parte da astronomia dedicada a determinação da posição dos astros no céu. Graças às medições posicionais da Lua e Sol feitas há algumas centenas ou milhares de anos antes de Cristo por sacerdotes na Babilônia surgiu um calendário que nos levou ao atualmente utilizado. Como o advento de sua teoria gravitacional, no começo do século XVIII, Newton foi capaz de justificar porque as órbitas de planetas são elipses, conforme sugerido por Kepler. Estas duas descobertas só se tornaram possíveis devido a realização de observações posicionais de planetas e cometas. 

Nos dias de hoje, um número excepcional de asteroides e cometas são descobertos anualmente por iniciativas profissionais e amadoras. Se não forem realizadas observações astrométricas, as órbitas destes corpos ficam mal determinadas. Isto implica que estes objetos podem ser perdidos. Um bom exemplo é o cometa 289P/Blanpain que foi descoberto em 1819 e ficou perdido até 2013.

A astrometria pode ser feita com um mínimo de recursos instrumentais e computacionais. Com um telescópio da ordem de algumas dezenas de centímetros de abertura, dotado de uma câmera CCD, e um PC é possível montar um estação astrometrica que pode contribuir para a melhoria da determinação das órbitas de asteroides e cometas. Considero fundamental que mesmo em observações físicas destes corpos suas coordenadas sejam determinadas e enviadas ao Minor Planet Center (MPC). O programa Astrometrica de H. Raab facilita muito este trabalho.

Apresento alguns objetos que foram medidos por mim e meus alunos do curso de astrofísica observacional da UFRB, em 2013.2. Todas as imagens foram obtidas através do telescópio "dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha).

NEO 1998 QE2 (círculo roxo) - Imagem no filtro R obtida em 29-05-2013 UT.
As estrelas envolvidas por círculos verdes pertencem ao
catálogo astrométrico USNO-B 1.0 e estão presentes no registro. As
estrelas dentro dos círculos amarelos foram rejeitadas no 
processamento astrométrico. Imagem processada pelo
software Astrometrica. Posições medidas publicadas na MPEC 2014-J02.

NEO 2003 GS - Filtro R - 25-04-2014 UT. Posições medidas publicadas na
MPEC 2014-H46

NEO 2014 HV2 - 28-04-2014 UT - Soma das imagens obtidas nos filtros RGB. As imagens
foram centradas no asteroide em movimento (não perfeitamente), justificando as múltiplas estrelas
em linha. Posições medidas publicadas na MPEC 2014-H71


C/2012 K1 - Filtro B - 01-05-2014 UT

NEO 2014 GY48 - Filtro R - 01-05-2014 UT. Posições medidas
publicadas na MPEC 2014-JO7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...