sábado, 20 de abril de 2013

"Grande Meteoro de 2012 no Brasil" + 1 ano - "Trajetória Atmosférica"

Trajetória atmosférica calculada do "Grande Meteoro de 2012 no Brasil" de ~ 2:30 de 21-04-2012 UT, baseada nos registros em vídeo feitos em Belo Horizonte (BH, Minas Gerais) e Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro). A trajetória obtida é coerente com os relatos de observadores obtidos dos vídeos no "YouTube" e da lista "Bólidos". Os dados sugerem que meteoro possuía uma órbita hiperbólica com excentricidade 1,190, distância ao periélio de 1,005 UA, e inclinação de 28,51 graus com relação a eclíptica. O periélio ocorreu às 9:46 de 21-04-2012 UT ou algo como sete horas após o encontro com a Terra. O meteoro era provavelmente do tipo "Earth-grazing", o que sugere que o objeto cruzou a atmosfera terrestre e retornou ao espaço, e teve mínima altitude de 74,5 km sobre o estado de Minas Gerais durante a fase atmosférica.
O estudo desse meteoro foi publicado em minha tese de doutorado na UFBA.


Posições dos observadores visuais do meteoro de 21-04-2012 UT.
Fonte: Comentários do vídeo original de BH do "YouTube". A distância entre
 as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é de  358,1 km.



Trajetória do objeto sobre o mapa do Brasil do Google Earth. As marcas representam os
locais de observação em vídeo do meteoro em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e o começo e fim dos registros em ambas localidades sobre a trajetória. O final da trajetória na Bahia é arbitrário. Presumo que o meteoro entrou em território baiano, pois existe um relato de observação em Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...