terça-feira, 3 de agosto de 2021

Observações do Grande Cometa de 1843 no Rio de Janeiro

Artigo do historiador carioca José Vieira Fazenda sobre o Grande Cometa de 1843 no Rio de Janeiro

O artigo, publicado originalmente no jornal A Notícia em 21 de maio de 1910, perto do auge do brilho do cometa Halley, e republicado pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Tomo 95, Volume 149, em 1943, oferece um relato detalhado das observações do Grande Cometa de 1843 no Rio de Janeiro. José Vieira Fazenda descreve minuciosamente a morfologia e a posição do cometa no céu, fornecendo informações valiosas sobre sua aparência e trajetória.

Além das observações científicas, o artigo inclui um poema de Antônio Francisco Dutra e Melo, que captura a majestade do cometa e sua impressionante presença no firmamento. O texto de Fazenda, enriquecido pela arte poética, oferece uma visão compreensiva e poética da importância desse evento astronômico, refletindo a emoção e o impacto que o Grande Cometa de 1843 teve sobre os observadores da época.


Cometa de 1843 segundo o professor Rubens de Azevedo.
Ilustração extraida do livro " O Cometa de Halley" (Editora do Brasil, 1985).







O colonialismo cultural na ciência

  Esta postagem é uma forma de catarse e também um registro para futuras gerações de cientistas brasileiros. Em 15 de dezembro de 2022, envi...