quarta-feira, 13 de junho de 2018

A ciência que eu faço - Jair Barroso Junior

A sexta parte do excelente depoimento do ex-astrônomo do Observatório Nacional (ON), Jair Barroso Junior, oferece uma rica reflexão. O Sr. Barroso é bacharel em Física pela Universidade do Estado da Guanabara (1959) e foi um dos primeiros mestres em Astronomia formados no Brasil. Ele concluiu seu mestrado no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em 1971, com uma dissertação que aborda o estudo de sistemas estelares binários cerrados. Os dados observacionais para esse estudo foram obtidos através de um telescópio refletor Cassegrain-Newtoniano de 0,5 m de abertura, construído no próprio ITA.

Outro trabalho interessante realizado pelo Sr. Barroso foi a utilização de um "fotômetro de cunha", acoplado à luneta de 32 cm do ON, para determinar o período de oscilação de brilho da estrela variável CY Aquarii, em 1969.

Este depoimento é uma verdadeira lição de vida para uma parcela significativa de jovens cientistas e professores de instituições públicas brasileiras, que, infelizmente, parecem estar mais preocupados com suas agendas pessoais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Esta postagem é uma forma de catarse e também um registro para futuras gerações de cientistas brasileiros. Em 15 de dezembro de 2022, envi...