quarta-feira, 13 de junho de 2018

A ciência que eu faço - Jair Barroso Junior

Sexta parte do excelente depoimento do ex-astrônomo do Observatório Nacional (ON) Jair Barroso Junior. Sr. Barroso é bacharel em física pela Universidade do Estado da Guanabara (1959) e foi um dos primeiros mestres em astronomia formados no Brasil. Seu mestrado foi concluído no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em 1971. Sua dissertação trata do estudo estudo de sistemas estelares binários cerrados. Os dados observacionais deste estudo foram obtidos através de um telescópio refletor Cassegrain-Newtoniano de 0,5-m de abertura, construído no próprio ITA.

Ele utilizou um "fotômetro de cunha", acoplado a luneta de 32-cm do ON, para determinar o periodo  de oscilação de brilho da estrela variável CY Aquarii, em 1969. 

Este depoimento é uma lição de vida para uma parcela não irrelevante de jovens cientistas e professores de instituições públicas brasileiras, que infelizmente estão mais preocupados com suas agendas pessoais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...