sexta-feira, 8 de março de 2013

PANSTARRS? Aonde?

Devido a inclinação de sua órbita, o cometa PANSTARRS só poderia ter sido melhor visto de Salvador (Bahia, Brasil), às 18:15 do dia 05-03-2013 (Hora de Brasilia; UT-3h). Neste instante, a altura foi um pouco inferior a 10 graus. Nesta baixa elevação, o cometa só foi visível em algum local sem obstruções no horizonte por menos de uma hora. Entretanto, levando em consideração a  luz difusa no pôr do Sol, considero a visualização do objeto extremamente improvável. Cometas tem sua emissão luminosa distribuída em abertura angular grande se comparada com  nebulosas ou galáxias brilhantes, como M-42 ou M-31. Esta característica faz com o que o cometa tenha um brilho tênue, tornando-o não facilmente visível em um céu de entardecer. O diagrama abaixo mostra o horizonte na direção oeste em Salvador na data anteriormente mencionada. Como o cometa esta se dirigindo para o periélio, sua altura as 18:15 sempre será menor com o passar dos dias. Após 18-03, objeto não estará mais acima do horizonte soteropolitano no final do dia. 

Em 10-03-2013, eu tentei efetuar um registro fotográfico do PANSTARRS. No final deste dia, fui ao terraço do Cinema "Espaço Unibanco", próximo a Praça Castro Alves, no centro de Salvador. Apesar do horizonte livre na direção oeste e o relativamente baixo nível de poluição luminosa, não obtive sucesso. Haviam muitas nuvens no horizonte e o céu ainda estava claro até as 18:20. Neste instante desisti. Infelizmente, as previsões que fiz anteriormente se mostraram corretas. 

Pela estimativa do software "stellarium", em novembro de 2013, o cometa ISON ficará em uma altura equivalente a do PANSTARRS agora. Melhor eu já reservar as passagens para uma excursão astronômica ao SE do Brasil.

Foto obtida em 10-03-2013 às 17:57 (20:57 UT) do terraço do cinema "Espaço Unibanco".
Um belo pôr do Sol, mas nada de cometa.

Diagrama gerado pelo programa "Stellarium" mostrando a posição no céu do cometa PANSTARRS
 em 18:15 de 05-03-2013 (Hora de Brasília) em Salvador. O planeta Marte esta atrás das árvores
 na direção oeste (O). As retas "paralelas" definem a altura em relação ao horizonte.  O cometa
está abaixo da linha de 10 graus de altura.


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O colonialismo cultural na ciência

  Essa postagem parece um discurso de quem que se recusa a se adaptar ao status  quo do mundo. Não concordo com muita coisa por ai, mas não...