quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

SN 2013HJ

Imagem CCD LRGB da supernova SN 2013HJ (seta) obtida através do telescópio "dome 2" do Observatório Slooh nas Ilhas Canárias (Espanha).  Esta supernova é do tipo II e possuia magnitude V próxima de 14,5 no instante do registro. O objeto é associado a galáxia MCG-2-24-3, que não é visível na imagem.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pouso Lunar Chinês

Em 14-12-2013 UT, a China se tornou o terceiro país a pousar uma sonda na superfície lunar. Isso não acontecia desde 1976, com a Luna-24. A sonda Chang'e-3 levou o rover Yutu, de 120 kg, para um pouso suave no Mare Imbrium.

O programa espacial chinês esteve ligado ao soviético até a ruptura da aliança em 1961. Com o colapso soviético em 1991, uma reaproximação informal ocorreu, e os frutos são a nave Shenzhou, derivada da Soyuz, e a estação Tiangong, inspirada na Salyut (e na Mir). Creio que podemos esperar façanhas ainda mais espetaculares nos próximos anos. A China possui um programa espacial suportado por recursos financeiros abundantes e forte motivação geopolítica.



Rover Yutu registrado pela Chang`e-3. Fonte: Wikipedia.



Chang`e-3 fotografado pelo Yutu. Fonte: Wikipedia

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ISON vive (em nossos HDs)!

O cometa ISON não sobreviveu ao seu periélio, ocorrido em 28 de novembro de 2013 (UT). Abaixo, uma compilação de imagens obtidas pelo instrumento LASCO C3 do satélite SOHO mostra o movimento orbital do objeto. O objeto que emerge da coroa solar é, muito provavelmente, uma nuvem de poeira e fragmentos subquilométricos do núcleo original.

Congratulações ao Prof. Ignácio Ferrin por sua previsão de desintegração do cometa, baseada na análise de sua curva de luz secular.



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cometa ISON em tempo (quase) real - Imagem SOHO

Imagem do instrumento LASCO C3 do satélite SOHO mostrando o cometa C/2012 S1 (ISON) próximo de seu periélio. O disco escuro é associado ao obturador que oculta o Sol. A imagem foi obtida às 6:18 de 28-11-2013 (Hora de Brasília). Uma imagem em tempo real da coroa solar pode ser obtida neste link. O cometa ISON não está mais no campo do instrumento desde 02-12-2013.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

C/2013 R1 (Lovejoy) - Imagem All Sky

Imagem do cometa C/2013 R1 em 10-11-2013 UT (elípse) obtida com a câmera All Sky do Observatório "Itelescope" em Mayhill (Novo México, EUA).O objeto mais brilhante da imagem é o planeta Júpiter.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

C/2013 R1 (Lovejoy) - Atualização

Imagens CCD LRGB do cometa C/2013 R1 (Lovejoy), obtidas com os telescópios "wide field" e "high mag" do "dome 2" do Observatório Slooh, localizado nas Ilhas Canárias (Espanha). O objeto apresentava uma magnitude total estimada em torno de 5,7 no momento do registro.

  




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

C/2013 R1 (Lovejoy)

Imagens CCD LRGB do cometa C/2013 R1 (Lovejoy) obtidas com os telescópios "wide field" e "high mag" do "dome 2" do Observatório Slooh nas Ilhas Canárias (Espanha). Este objeto se distanciará de 0,4 UA da Terra em novembro de 2013. O objeto possuía uma magnitude total estimada em torno de 6,3 no instante do registro, Este cometa é um "alvo de oportunidade" para um projeto observacional que  iniciei em 2007.



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma bucólica paisagem astronômica

Imagem da webcam do Observatório Slooh, localizado no Monte Teide, nas Ilhas Canárias, Espanha. O horário exibido está em Tempo Universal (UT), que corresponde ao horário de Brasília menos duas horas no horário brasileiro de verão. Nas cúpulas, encontram-se os telescópios de 0,35 e 0,5 m de abertura, que capturaram inúmeras imagens de objetos astronômicos divulgadas neste blog.


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"Imagem" do meteoroide de Tunguska

Um esboço ilustrando a possível forma do objeto que causou o evento em Tunguska em 1908. Esta representação foi criada com base no relato de um espectador e divulgada na revista soviética Meteoritika (Naumenko, T.N. "An Observation of the Tunguska Meteorite Flight" - Meteoritika, Vol. 2, 1941). Pelo que se pode inferir, o que a testemunha viu possivelmente era a camada de ar ionizado que circundava o corpo enquanto ele adentrava a atmosfera terrestre. Mesmo considerando a presença da atmosfera, o objeto era extremamente veloz, alcançando velocidades da ordem de dezenas de quilômetros por segundo. Dessa maneira, seria praticamente impossível identificar sua forma com exatidão a partir de uma distância relativamente curta, algumas dezenas de quilômetros do ponto do impacto.

Fonte:A. Ol'khovatov - "TUNGUSKA AND OTHER PICTURES" 




quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ISON - Atualização

Imagens CCD LRGB do cometa ISON obtidas através dos telescópios de "pequeno" (13,1 × 8,8 minutos de arco) e "grande" (1,4 × 1,1 graus) campo do "dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). O objeto possuía uma magnitude total estimada em torno de nove na ocasião do registro.





terça-feira, 15 de outubro de 2013

Um brilhante meteoro visto em Salvador

Vídeo mostrando um meteoro de magnitude aparente ~ -8 ou -10 registrado por uma câmera all sky instalada no perímetro urbano de Salvador, próximo ao Pelourinho. Este meteoro foi o mais brilhante detectado em dois anos de operação do instrumento.  Provavelmente, se tratou de um meteoro pertencente a chuva "Perséidas de Setembro". Observadores na Europa, reportaram um "outburst" desta chuva na noite da detecção deste objeto. Dada a curta duração do evento, o "outburst" não foi observado nos EUA. A câmera que registrou o meteoro estava apontada para a direção noroeste. O tempo apresentado corresponde a hora de Brasília (UT-3h). 






quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ISS - Registro

Imagem da câmera All Sky do observatório do "Itelescope", instalado próximo a Mayhill (EUA), registrando a passagem da estação espacial internacional (ISS). Acessando a página do "Itelescope", este traço me chamou a atenção. A identificação do objeto foi feita através de uma consulta ao "Heavens Above". A mancha luminosa no canto inferior direito da imagem é associada a Lua.
 


terça-feira, 1 de outubro de 2013

NASA fora do ar

O website da agência espacial NASA esta fora do ar. A alegação é  falta de financiamento governamental para sua manutenção.

Fonte: www.nasa.gov. Extraído em 01-10-2013, 19:34 UT

2P/Encke

Imagem CCD obtida nos filtros LRGB do cometa 2P/Encke (centro) obtida com o telescópio "Dome 1" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). Em função do deslocamento do cometa no céu, a imagem soma LRGB  do objeto se apresenta ligeiramente trilhada.


domingo, 8 de setembro de 2013

Estação Espacial Chinesa Tiangong 1 - Registro

A imagem capturada pela câmera All Sky do observatório do 'iTelescope', localizado nas proximidades de Nérpio, na Espanha, registrou a passagem da estação espacial chinesa Tiangong-1. Ao acessar a página do 'iTelescope', esse traço chamou minha atenção. A identificação do objeto foi confirmada através de uma consulta ao 'Heavens Above'.




domingo, 1 de setembro de 2013

Gêmea Solar

Imagem CCD LRGB da estrela gêmea solar HIP-102152 (seta), obtida com o telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). Esta estrela é cerca de quatro bilhões de anos mais velha que o Sol, e o estudo de suas propriedades forneceu uma pista a mais para a solução do chamado "problema do Lítio". Parabéns pela descoberta à equipe liderada por astrônomos do IAG-USP.



domingo, 18 de agosto de 2013

C/2013 E2 (Iwamoto)

Imagem CCD LRGB do cometa Iwamoto obtida através do telescópio "dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). No instante do registro, a magnitude total do objeto era próxima de 15.


sábado, 17 de agosto de 2013

Nova Del 2013 = PNV J20233073+2046041

Imagem CCD LRGB da Nova Del 2013 (centro) obtida com um telescópio de grande campo no Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). O objeto possuía magnitude V próxima de cinco (5) no instante de obtenção do registro.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Supernova em M-74

Uma supernova tipo IIP foi descoberta em 25-07-2013 UT na galáxia espiral M-74. Obtive uma imagem do objeto (seta) através do telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). A magnitude V da supernova era próxima de 12.5 no instante do registro.



terça-feira, 2 de julho de 2013

Possível passagem do ETS-VII observada de Salvador (Bahia, Brasil)

Possível passagem do "Engineering Test Satellite No. 7" (ETS-VII) registrada em Salvador, Bahia, Brasil. Este satélite foi lançado em 1997 pela agência espacial japonesa JAXA com o objetivo de testar e dominar tecnologias espaciais. O ETS-VII possuía um braço robótico projetado para realizar o acoplamento autônomo de seu sub-satélite "Orihime". O satélite foi desativado em 2002 e, atualmente, faz parte da crescente população de lixo espacial em órbita da Terra.

A passagem foi registrada por minha câmera All Sky instalada no bairro do Barbalho, próximo ao centro histórico de Salvador. A observação do ETS-VII foi bastante incomum, com o satélite, de três toneladas, apresentando um brilho muito superior à magnitude prevista pelo "Heavens Above".






quarta-feira, 26 de junho de 2013

"Superlua" ou melhor "Lua no Perigeo"

Imagem CCD da "Superlua" de junho de 2013 obtida com um telescópio refrator de grande campo do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha).  A "Superlua" ocorre quando durante fase "cheia" e nosso satélite esta no perigeo. Como a Lua esta mais próxima da Terra, seu diâmetro angular aumenta de algo entre 10  e 20%. Esta variação angular é muito pequena e praticamente imperceptível a olho nu. O fenômeno só não passa despercebido pelo crescimento de até 30% no brilho da Lua. O termo "Superlua" foi criado por um astrólogo em 1979. Em astronomia, o termo para se referir ao fenômeno é "Lua no Perigeo".

Superlua. A cratera raiada Tycho domina o hemisfério sul lunar.


domingo, 23 de junho de 2013

C/2009 P1 (Garrard)

Imagem CCD LRGB do cometa Garrard. O registro foi obtido com o telescópio "Dome 1" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). O tom esverdeado do objeto é associado a fotodissociação do carbono diatômico e do cianogênio.


sábado, 22 de junho de 2013

NGC-5866

Imagem CCD LRGB da galáxia espiral (ou lenticular) NGC-5866. A imagem foi obtida através do telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha).



quinta-feira, 20 de junho de 2013

ESO - Panoramas



Telescópios 1,52m (centro-esquerda da imagem) e 1,54m Danish no ESO
 em La Silla (Chile).
Foto obtida pelo autor em dezembro de 1997/janeiro de 1998


NTT em 1997/1998



terça-feira, 18 de junho de 2013

C/2012 F6 (Lennon)

Imagem CCD LRGB do cometa Lennon. O registro foi obtido com o telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). O objeto apresentava magnitude total estimada em 8,1, e esta quase ocultando uma estrela de brilho um pouco inferior.

Minha análise das cores deste cometa foram publicadas em Betzler et al (2017).



domingo, 16 de junho de 2013

C/2011 L4 (PANSTARRS)

Imagem CCD LRGB do cometa C/2011 L4 (PANSTARRS) obtida com o telescópio "dome 2" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias (Espanha). Na ocasião do registro, A magnitude total estimada para o objeto era em torno de nove (9).


sábado, 15 de junho de 2013

NE "Brasil" em Salvador

Visita ao NE "Brasil" da MB, em 21-11-2010. O NE à vela "Gorch Fock" ainda se encontrava ancorado no porto devido a morte de uma aspirante a oficial algumas semanas antes.






































Minha Vivência com o Colonialismo Cultural na Ciência

  Esta postagem é uma forma de catarse e também um registro para futuras gerações de cientistas brasileiros. Em 15 de dezembro de 2022, envi...