quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Por que o mundo não vai acabar - comentário de uma especialista em calendário Maia

Hoje, no telejornal regional "Bahia Meio Dia", uma especialista em calendário Maia apresentou uma explicação sobre por que o mundo não acabaria em 21 de dezembro de 2012. Segundo a especialista, em vez do fim do mundo, ocorreria uma "sincronização galáctica". Nesse evento, a Terra se "alinharia" com as Plêiades e a estrela Alcione (que faz parte das Plêiades), e haveria uma emissão de "massa coronal" do Sol, gerando ondas eletromagnéticas, entre outros efeitos.

A opinião deste astrônomo: com todo o respeito à especialista, acredito que Maxwell e outros pesquisadores que contribuíram para nossa compreensão do universo devem ter se revirado em seus túmulos durante a exibição dessa matéria. Em vez de esclarecer, o assunto foi envolto em mais misticismo. O mais surpreendente é que ninguém na edição da TV Bahia percebeu os equívocos no discurso da especialista.

Qual é a relação entre as Plêiades, um aglomerado estelar a 450 anos-luz de distância do Sistema Solar, e a emissão de massa coronal do Sol? A única influência que as Plêiades têm sobre o Sol está associada à força gravitacional. No entanto, Mercúrio, com muito menos massa que as Plêiades, exerce uma força gravitacional maior sobre o Sol devido à sua proximidade.

Esta reportagem é uma evidência clara das grandes falhas em nosso sistema educacional. Nossos cidadãos ainda encontram dificuldades para distinguir conhecimentos científicos básicos de fantasias e misticismos.





quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ISON - novo registro

O registro atual foi obtido em 18-12-2012 UT no observatório estadunidense da rede "Itelescope", com o telescópio T11+ filtro Johnson R. O tempo de exposição foi de 240s. O objeto novamente apresentava uma tênue coma e magnitude V=16.89±0.01.



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

C/2012 F6 (Lennon)

Imagem CCD LRGB do cometa C/2012 F6 obtida através do telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh. Na ocasião da obtenção desta imagem, o objeto estava com magnitude estimada em torno de 10. A reta acima do cometa é, provavelmente, o resultado da passagem de um satélite artificial.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Periélio do Cometa 96P/Machholz

Filme registrando o periélio do 96P/Machholz, composto por 492 imagens geradas pela câmera LASCO C3 do satélite SOHO. As imagens foram obtidas de 11 a 17 de julho de 2012 (UT), em uma cadência de cerca de um registro a cada 10 minutos.




sábado, 15 de dezembro de 2012

Toutatis registrado pela sonda Cheng`e-2

Imagens do asteróide Toutatis obtidas pela sonda chinesa Cheng`e-2. Nas imagens apresentadas a sonda esteve entre 93 e 240km do asteróide.  O encontro mais próximo da sonda ocorreu em 08:30 de 13-12-2012  UT. O veículo esteve a apenas 3,2km de altitude do objeto. Compare a forma do objeto com a equivalente obtida com dados radar. A rentabilidade da técnica de reconstrução é inegável. 




sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Geminídeos 2011 na Espanha

Meteoros geminídeos registrados durante cerca de cinco horas entre 12 e 13 de dezembro de 2011, pela câmera all sky do observatório "astrocamp" em Nérpio, Espanha. As 40 imagens que compõem este vídeo foram extraídas do site do "itelescope" na noite do pico desta chuva de meteoros. Pelo menos três geminídeos foram provavelmente registrados. Alguns dos traços longos  podem ser a associados ao movimento de aviões.





terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Finalmente ISON!!!

Depois de três tentativas, ao longo de dois meses, finalmente obtive uma imagem CCD do cometa C/2012 S1 (ISON). Nas tentativas anteriores, estava utilizando os telescópios do "Slooh". Apesar da qualidade do sítio de observação, o tempo de exposição é fixo em 40s. Este tempo é insuficiente para registrar o objeto com um sinal-ruído razoável.  O registro atual foi obtido em 11-12-2012 UT, no observatório espanhol da rede "Itelescope", com o telescópio T7 + filtro Johnson R. O tempo de exposição foi de 300s. O objeto apresentava uma tênue coma e magnitude V=16.65±0.09.

Minha análise das cores deste cometa foram publicadas em Betzler et al (2017).

C/2012 S1 (seta)

Diagrama orbital no instante de obtençao da imagem.
Fonte:  JPL Small-Body Database Browser. O círculo mais externo é a órbita de Júpiter.



Um belíssimo trecho de um livro

Parte final do comentário sobre o artigo "Uma relação do extraordinário meteoro visto em toda a Inglaterra aos 19 de março de 1719" escrito por Edmond Halley, publicado no livro Cometa (1985) de  Carl Sagan & Ann Druyan:

"Halley não tem mão de si; está sôfrego por saber, e a impaciência suplanta a sua polidez habitual. Quer saber tudo sobre o meteoro: altitude, velocidade, o som que produziu, de que tamanho era, de que era feito. Não podemos deixar de sentir-nos privilegiados por conhecemos as respostas a essas perguntas; não podemos deixar de desejar que de algum modo nos fosse dado compartilhá-las com ele."

Capa do livro "Cometa" em língua inglesa.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cometas Rochosos e os Geminídeos

Um assunto recorrente do Science@NASA são as chuvas de meteoros. Por ocasião do pico dos geminídeos, entre os dias 13 e 14-12-2012 UT, o vídeo discute a fonte desta chuva: o asteróide (3200) Phaethon. Observações STEREO-A  indicaram que o objeto teve um aumento de brilho no periélio. Isto sugere que algum processo interno fez com que o objeto se fragmentasse gerando, provavelmente, meteróides geminídeos. Este estudos sugerem que pode existir uma nova classe de objetos denominada de "cometas rochosos".  A câmera de meteoros de minha casa registrou quatro geminídeos em 2011. Este fato foi assunto de uma postagem anterior deste blog.






domingo, 9 de dezembro de 2012

(4179) Toutatis novamente nas cercanias da Terra

Imagem CCD LRGB do PHA (4179) Toutatis obtida através do telescópio "Dome 2" do Observatório Slooh. Este asteroide terá uma passagem próxima à Terra em 12-12-2012 UT. A última ocasião foi em 2004. No presente encontro, o objeto estará a 6,9 milhões de quilômetros do nosso planeta ou 18 vezes a distância Terra-Lua. O objeto será observado via radar e in situ pela sonda chinesa Chang`e-2. Uma colisão de Toutatis com a Terra não é provável. Como o objeto que cruza as órbitas dos planetas interiores, há a possibilidade que Toutatis obtenha energia suficiente para atingir a velocidade de escape do Sistema Solar. Este objeto possui formato irregular e um estado de rotação complexo do tipo "tumbling". O objeto roda simultaneamente ao redor de dois eixos dando literalmente "cambalhotas no céu". Toutatis foi o primeiro asteroide em que este estado rotacional foi seguramente reconhecido. Às 22:17h de 12-12-2012 (Hora de Brasília), o objeto estará na constelação do Peixes, com magnitude em torno de 11. Esta magnitude implica que Toutatis não é visível a olho nu. O asteroide poderá ser observado com pequenos telescópios de abertura da ordem de 6 cm, percorrendo o diâmetro angular da Lua no céu em 1,5 horas.

Imagem LRGB do objeto. Os pontos coloridos, antes do "traço" associado ao movimento de Toutatis, são as imagens do objeto obtidas nos filtros  "B',"G" e "R". Nota-se um espaçamento entre as imagens nestes filtros. Isto é causado pelo tempo necessário para a troca de filtros e pelo movimento orbital do asteróide. Este efeito não é observado no "traço" (seta). Este traço é o resultado da soma de duas imagens consecutivas obtidas através do filtro "L".

Modelo de Toutatis em rotação. A forma do asteróide foi
obtida a partir de observações radar.

sábado, 8 de dezembro de 2012

17P/Holmes em Outburst - (3)

Imagem em cores falsas do cometa 17P/Holmes obtida em 15-11-2007 UT, em Salvador. A imagem foi gerada a partir da soma de três exposições de 15 segundos cada, realizadas com filtros Bessell B, V e R, utilizando o telescópio Meade 12" LX200 e o detector CCD SBIG ST-7XME. Esta imagem foi publicada no segundo capítulo de minha tese de doutorado na UFBA.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Três Meteoritos Nordestinos

Continuando a série sobre a exposição de meteoritos do Museu Geológico da Bahia são apresentadas imagens dos meteoritos nordestinos "Balsas", "Campos Sales" e "Parambu".







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Réplica do Meteorito Bendegó

Imagem da réplica do meteorito Bendegó do Museu Geológico da Bahia, em 03-11-2012. A réplica é feita de gesso e resina. Meus registros do meteorito original estão em outra postagem deste blog. Na esquerda da imagem, há um refletor newtoniano Celestron de seis polegadas de propriedade de Wilton de Carvalho. Em 2002, usei este instrumento para observar o cometa Ikeya-Zhang em Itanagra (BA). Estou ficando velho! Um instrumento que já usei virou peça de museu :)


sábado, 24 de novembro de 2012

Três Meteoritos Baianos

Imagens dos meteoritos "Bendegó", "Quijingue" e  "Vitória da Conquista" encontrados no Estado da Bahia. Estas amostras pertencem ao acervo do Museu Geológico da Bahia. As fotografias foram obtidas em 03-11-2012.

Bendegó

Vitória da Conquista

Quijingue




sábado, 10 de novembro de 2012

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Computador de Bordo das Naves Apollo

Vídeo sobre a estrutura e funcionamento do computador de navegação das naves Apollo.

Da esquerda para a direita: Armstrong, Collins e Aldrin, a tripulação da Apollo 11
Da Terra à Lua com o poder de uma calculadora de nossos dias.

"Cordas de Memória" dos computadores de navegação das
Apollo sendo tecidas pelas "senhoras da NASA"

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma Amostra do Meteorito Sikhote-Alin na Bahia

Um fragmento de 20 g do meteorito Sikhote-Alin esta em exibição no Museu Geológico da Bahia, em Salvador. Creio que esta amostra deve pertencer a coleção pessoal de Wilton Pinto de Carvalho, conhecido aficionado em meteórica, e funcionário da instituição. Parabéns pela iniciativa. Outra postagem neste blog comemora os 65 anos de queda do meteorito.

Imagem do fragmento obtida em 03-11-2012.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Dedo de Galileu

Em 1737, 95 anos após sua morte, o corpo de Galileu foi exumado. Nesse processo, algumas partes de seu corpo foram removidas, transformando-se em bizarras relíquias para as famílias de seus admiradores. Abaixo, a imagem de um dedo atribuído a Galileu, exposto no Museo di Storia della Scienza di Firenze. Considero curioso que existam relicários contendo partes do corpo de um cientista. A transformação de partes do corpo de pessoas "santas" em relíquias é uma prática comum em diversas religiões, e o cristianismo não é exceção. Curiosamente, Galileu quase foi condenado à fogueira pela Inquisição, ficando em prisão domiciliar até o fim de sua vida, e só foi "reabilitado" em 1980 pelo Vaticano. Apesar de Galileu já possuir "relíquias", duvido que ele venha a se tornar um "santo" católico algum dia. :)

domingo, 7 de outubro de 2012

168P/Hergenrother em Possível Outburst

Imagens CCD LRGB do cometa Hergenrother obtidas com o telescópio "Dome 1" do Observatório Slooh das Ilhas Canárias. O cometa se apresenta em um possível "outburst" nas últimas noites. O brilho do objeto aumentou de forma significativa. A magnitude do cometa teve uma diminuição de pelo menos quatro pontos em relação a previsão teórica. Nos instantes de obtenção destas imagens, o objeto possuía magnitude em torno de dez.







terça-feira, 2 de outubro de 2012

NPaOc Amazonas

Visita ao Navio de Patrulha Oceânico (NPaOc) "Amazonas" da M.B. O navio estava aberto a visitação no porto de Salvador em 29-09-2012.









































O colonialismo cultural na ciência

  Esta postagem é uma forma de catarse e também um registro para futuras gerações de cientistas brasileiros. Em 15 de dezembro de 2022, envi...